17/08/2018

Sobre nós


A EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim é uma escola pública do município de São Bernardo do Campo que atende as séries inicias do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
A escola está aberta das 7h às 18h30 de 2ª à 6ª feira.

O horário das aulas é:

Manhã -   das 7h às 12h

Tarde - das 13h às 18h



Concepção pedagógica


Nossos alunos, sujeitos do mundo atual, sendo ou não alfabetizados, já trazem um conjunto de saberes a serem considerados pelos agentes educativos. Assim a aquisição do conhecimento é um processo gradual iniciado desde o nascimento, transcorre por toda a vida, sendo de igual importância os fatores biológicos e sociais para o aprendizado do ser, que influenciam-se reciprocamente, do individuo para a sociedade e dela para o indivíduo, em conformidade à proposta curricular de São Bernardo do Campo que traz um conjunto de princípios, ainda que em processo de avaliação constante, convergem para uma visão sócio-construtivista-interacionista (Vol.1-Referencial Curricular de 2004), com a qual concordamos, pois ao considerar o sujeito biológico e social, respeita o indivíduo em sua singularidade, a sua forma de aprender, diversidade, credo e raça, ao mesmo tempo em que o compreende como pertencente a um grupo social e como um ser histórico que é.

Essa compreensão nos remete à busca de um trabalho de dimensões éticas, na medida em que rediscute mecanismos para garantir o acesso e permanência de todas as crianças a uma escola laica, inclusiva e gratuita. O respeito à diversidade cultural, o respeito e garantia da integridade moral e física, o direito ao brincar como forma de aprender, o espaço aberto ao diálogo, conhecimento dos deveres sociais e a garantia do direito de todos de aprender com qualidade, criando condições para formação de um cidadão crítico e ávido à buscar conhecimentos científicos, que saiba ler o mundo com significado, escrever com conhecimento e autonomia, e desenvolver o pensamento lógico matemático. Assim sendo nosso compromisso é a garantia de um ensino de melhor qualidade que crie condições para formação básica do cidadão, conforme preconiza o artigo 32 da LDB.


Equipe de Gestão

Maria Inez Carbonieri
Diretora

Gisele Cristina da Silva
Professora de Apoio à Direção (PAD)

Shirley de Souza
Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário