09/10/2018

Planetário

A astronomia é uma das ciências mais antigas, esteve e está presente na história da humanidade. Muitos foram os conhecimentos adquiridos através da observação do céu e dos seus astros.

Você sabia que antigamente acreditavam que a Terra era o centro do Universo e os demais planetas, o Sol e a Lua é que giravam ao redor dela? Hoje sabemos que o Sol não está no centro do Universo, mas está no centro do Sistema Solar que é uma pequena parte deste, e que além do Sol esse sistema é formado por planetas, satélites naturais, planetas anões e outros astros.

Para estimular a curiosidade e incentivar a pesquisa, o professor Rodrigo e o auxiliar de biblioteca Donizete pintaram em uma das paredes do pátio da escola o planeta Terra e os demais astros que compõe o Sistema Solar e identificaram esses com placas informativas. 

A turma do 2º ano B não perdeu tempo, como eles estão estudando Astronomia desde o inicio do ano, o painel tem auxiliado suas pesquisas, eles já verificaram sobre a posição e o tamanho dos planetas, identificaram que o planeta Terra tem apenas um satélite natural que é a Lua e descobriram que outros planetas têm satélites naturais, conheceram o cinturão de Kuiper que é formado por pequenos corpos. Ao observar o painel os alunos confirmam suas hipóteses e elaboram novas perguntas e com a mediação do professor são estimulados a realizar novas pesquisas, oportunizando a alfabetização científica e a construção do conhecimento.

Texto: Profª Claudinéia 2º ano B




Nenhum comentário:

Postar um comentário