26/08/2019

Lego Caixa Vermelha


No mês de Abril e Maio iniciamos o Projeto OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia)  que tinha a proposta de trabalhar astronomia usando o Lego. Usamos com as turmas de 1º a 3º ano a caixa verde e com as de 4º e 5º ano vermelha adaptando algumas fichas para as montagens. Veja como ficou nosso trabalho.






12/08/2019

8ª EDIÇÃO- NOTÍCIAS DO GOMES




Nesta edição do nosso jornal esta repleto de muitos acontecimento, tivemos de tudo desde sábado letivo para mutirão de limpeza da escola, a gisnastrada,  teatro da GCM com o espetáculo  "Todos contra o bullying",  o passeio no caminhão do bombeiro, a nossa participação na Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e uma palestra para os pequeno sobre Educação Financeira.
Ficou curioso?
Então dê uma lida na nossa 8ª edição.





05/08/2019

AGOSTO

O mês de Agosto está recheado de eventos na nossa escola, fica ligado no calendário pra não perder nada.


JUNHO


Neste mês de junho teremos o nosso primeiro sábado letivo com uma ação muito legal para entre a escola e a comunidade.
Será um dia todo dedicado ao paisagismo e a limpeza  da escola e  contamos com  sua presença.


JULHO

Mês de Recesso e muito descanso. 

04/07/2019

CIENTEC

No mês de Maio e Junho os 3º anos foram fazer o estudo do meio para a CIENTEC USP. Lá encontraram diversas atividades como planetário, geofísica, alameda solar e observações astronômicas. La é um espaço que convida você a descobrir como a ciência e a tecnologia estão presentes em sua vida. Eles tem a missão de promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural científico da Universidade de São Paulo, por meio da articulação entre sociedade, cultura, ciência e tecnologia, garantindo acessibilidade e sustentabilidade ambiental. Veja a seguir algumas fotos do passeio.







03/06/2019

MONTAGEM LEGO

No mês de Abril e Maio iniciamos o Projeto OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia)  que tinha a proposta de trabalhar astronomia usando o Lego. Muitas montagens foram feitas sobre o assunto, mas para iniciarmos o trabalho foi feita a exploração livre do material onde as crianças puderam construir objetos de sua imaginação. 
Como diria Guilherme Arantes em sua música "Lindo Balão Azul" ... Eu vivo sempre no mundo da lua...
PAPPs Elisangela e Heloisa. 





27/05/2019

Teatro Fundação Criança

Todas as crianças tiveram o privilégio de assistir a peça teatral "A arca de Noé" que foi idealizada e realizada pelo grupo teatral da Fundação Criança. Foi uma divertida adaptação do livro "Arca de Noé" de Vinícius de Moraes. Contava com imagens reproduzidas ao fundo do teatro, atores adolescentes e a música. Alem do passeio cultural teve também uma pequena confraternização dos alunos com um gostoso piquenique no teatro arena.

23/05/2019

A 7ª edição do Notícia do Gomes está imperdível, traz os eleitos do conselho mirim de 2019, fala um pouco sobre a Árvore  Literária que é a grande sensação do momento na escola, retrata também dua atividades muito interessantes feitas para os alunos em parcerias com os professores das turma e os professores  especialista o Twister e a Rosa dos Ventos... e muito mais.


 




21/05/2019

VOTAÇÃO DO CONCURSO PREFEITO MIRIM

A prefeitura de São Bernardo do Campo está promovendo o primeiro Concurso Prefeito Mirim da Cidade das Crianças e nossa escola tem uma representante a aluna Giovana de Carvalho Silva do 4º ano D  da professora Nathalia. 
Abra o  link abaixo vá até o nome a Giovana de Carvalho Silva e vote, lembrando que para votar é necessário digitar um CPF válido que pode ser do seu pai ou mãe ou qualquer parente maior.
Vamos ajudar a eleger a primeira prefeita mirim da Cidade das Crianças.



MAIO DE 2019

O mês de maio está recheado de muitos eventos importantes em nossa escola.
Dê uma olhadinha...

01/04/2019

ABRIL DE 2019

ABRIL DE 2019


Olá, mais um mês começando e  estamos com muitas atividades acontecendo neste mês .
Uma delas é o Conselho de classe, mas você sabe o que é um conselho de classe?
O Conselho de Classe é uma reunião entre professores, diretor escolar, coordenador pedagógico e orientadora que se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a aprendizagem dos alunos.
Este mês teremos o primeiro conselho de 2019 com reunião nos períodos de manhã e tarde, nas seguintes datas:

·         22/04 -1ºs anos;
·         23/04 - 2ºs anos;
·         24/04 - 4ºs anos;
·         26/04 - 3ºs anos;
·         29/04 - 5ºs anos.




11/03/2019

MARÇO 2019

Olá  pessoal, nosso mês de Março está recheado de atividades interessantes uma delas é a eleição do conselho mirim de 2019.

Você sabe o que é conselho mirim?

O conselho mirim é representado por um grupo de alunos, atuando em conjunto com a gestão escolar, definindo caminhos para deliberações sobre assuntos relacionados ao dia a dia da nossa escola.
A eleição é feita pela turma juntamente com a professora e depois de eleger os representantes de cada turma, o grupo se reúne  a cada 30 dias para discutir assuntos diversos.  Na pauta, constam decisões sobre melhorias no espaço físico, a compra de materiais e a organização de eventos montada com base nas ideias da assembleia.








11/02/2019

FEVEREIRO 2019


Mais um ano letivo começa e no mês de fevereiro tivemos reuniões pedagógicas, reunião dos pais com direito a entrega do uniforme e materiais escolares.
Fiquem  ligados aos eventos...





2019


Começamos mais um ano letivo,  com um novo quadro de funcionários renovado,  para mais 200 dias letivos de pura paixão por ensinar.




21/12/2018

Síntese do trabalho no laboratório de informática da escola.


O ano de 2018 aqui no laboratório foi muito produtivo, a vinda da papp Tatiane foi de grande contribuição para nossa  escola.

E a parceria entre nós duas foi imediata, este vídeo é uma amostra deste maravilhoso encontro entre eu e minha eterna parceira a papp Tatiane.


Muito Obrigada, Tati.

Papp Tec Heloisa 



20/12/2018

Apresentação 5ºC - Orfeu e Eurídice


Apresentação da peça "Orfeu e Eurídice" realizada na BEI pelos alunos do 5º ano C Prof. Roberto, como parte das atividades do terceiro trimestre.



Visita ao Museu da Imigração

Parte dos conteúdos estudados pelos quartos anos é a imigração, no estado de São Paulo e no município de São Bernardo do Campo.

Para enriquecer, complementar e tornar mais ilustrativo, levamos nossos alunos para visitar o Museu da Imigração.

Foi um dia bastante enriquecedor e agradável, onde as crianças puderam ver pertences, mobiliário da antiga hospedaria e conhecer um pouco mais da história de diferentes povos que vieram para cá, por meio das explicações dos monitores e também assistindo alguns depoimentos de imigrantes que chegaram a se hospedar no local.


4° ano D - 2018
Professora Bruna Soares

12/12/2018

Livros sobre os animais

Durante o 3º trimestre, os primeiros anos fizeram pesquisas sobre os animais. Para registrar estas pesquisas, cada turma fez um livro com as informações coletadas. Os alunos digitaram seus textos, fizeram desenhos para ilustrar ou escolheram uma imagem. E o resultado você pode ver abaixo:




11/12/2018

Exposição "Aprendendo com a obra de Oscar Niemeyer"



Os alunos do 5º ano F realizaram um trabalho de releitura de forma interdisciplinar com a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que foi um dos maiores arquitetos do Brasil.

Ao pensar na Arquitetura, é quase impossível não se lembrar de Oscar Niemeyer (1907-2012) e sua importante contribuição para a História do Brasil e, em especial, para a capital Brasília.

Oscar Niemeyer gostava de trabalhar com formas arredondadas e, ao longo de sua trajetória, tornou-se dono de um estilo único que privilegiava as formas monumentais, simbólicas e esculturais. Niemeyer é conhecido como o arquiteto mais importante do Brasil por ter deixado um legado admirável e ter sido o autor de projetos que se tornaram verdadeiros pontos turísticos.


Reler uma obra de arte é, antes de tudo, ler novamente a obra buscando uma nova interpretação, sem se desviar por completo do original.  A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências.

Ao apresentar esse trabalho os professores acreditam que os alunos ao produzirem as maquetes tiveram um aprendizado diferenciado que desenvolveu a criatividade, a percepção e a imaginação.

Trabalho realizado em parceria com os professores Roberto e Angélica durante o 3º trimestre do ano de 2018.