A 6ª edição do nosso querido jornal Notícias do Gomes já está finalizada! E você pode ler em primeira mão aqui no blog. 😉
Blog destinado a compartilhar com a comunidade os trabalhos desenvolvidos na Unidade Escolar bem como servir de orientação, consulta, acesso, proximidade e contato com pais, alunos e funcionários desta escola.
Pesquisar este blog
29/11/2018
28/11/2018
Visita do prefeito Orlando Morando
Na tarde do dia 23/11 recebemos em nossa escola o prefeito Orlando Morando e sua equipe para assinatura da ordem de serviço que autoriza a reforma do telhado. O prefeito também conheceu algumas das atividades realizadas na escola, como o jornal Notícias do Gomes.
"Educação é uma das prioridades dessa gestão. Por essa razão, autorizei, na tarde de hoje, o início da reforma em mais três escolas municipais: Pedro Augusto Gomes Cardim, no bairro Assunção, Francisco Beltran Batistini “Paquito” e Arlindo Miguel Teixeira, ambas no Alvarenga. As solenidades contaram com os alunos, professores e integrantes da gestão das unidades escolares, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, a secretária de Educação, Sílvia Donnini, demais autoridades e vereadores da base aliada. Além dessas EMEBs, mais 12 escolas municipais serão reformadas neste ano. No total, serão investidos nessas três escolas cerca de R$ 440 mil. Entendemos que todas as unidades escolares estão em mau estado de conservação, pois não receberam qualquer tipo de manutenção da administração anterior. Mas, devido a situação econômica, procuramos priorizar as escolas em situação crítica. Um abraço, Orlando Morando"
(texto retirado do Facebook do prefeito Orlando Morando)
Para mais informações acesse:
26/11/2018
Revista Olímpica
Já está disponível a 1ª revista do Festival Olímpico. Nela você vai encontrar todos os detalhes deste projeto coletivo que é um sucesso!
Edição: Prof. Rodrigo Lançoni
08/11/2018
"Dia D" na EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim
Ontem (07/11) foi o "Dia D" em São Bernardo, com ações realizadas nas 180 unidades escolares, em uma ação articulada entre as Secretarias de Educação e Saúde. O principal objetivo do evento era envolver os alunos, professores e profissionais da rede escolar sobre a necessidade de redobrar os cuidados com os mosquitos causadores da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela (Arboviroses).
Os alunos do Gomes Cardim participaram da “Caminhada dos Defensores da Saúde pela Infância Saudável” manifestando a importância das ações como Defensores da Saúde, distribuindo panfletos no entorno da escola.
Os alunos do Gomes Cardim participaram da “Caminhada dos Defensores da Saúde pela Infância Saudável” manifestando a importância das ações como Defensores da Saúde, distribuindo panfletos no entorno da escola.
01/11/2018
Calendário Novembro 2018
Já estamos no mês de novembro! E este mês temos passeios e os conselhos de classe. Fiquem atentos às datas importantes.
31/10/2018
Visita do autor Gustavo Rosseb
No dia 24 de outubro, os alunos dos terceiros anos da tarde, receberam na biblioteca escolar a visita do autor Gustavo Rosseb para conversar sobre a série de livros "As aventuras de Tibor Lobato".
A ideia de convidá-lo para esta visita, surgiu após a realização da leitura do primeiro livro da série "O oitavo vilarejo", realizada diariamente pelas professoras. Uma ficção que resgata e moderniza nossos mitos e “causos” e reformula personagens famosos como a Mula sem cabeça, o Curupira, a
Cuca e o Saci, e outros nem tanto como a Pisadeira, a Porca dos Sete
Leitões, a Bernúncia e o Gorjala.
As crianças ficaram encantadas e felizes por conhecer o autor das histórias que tanto gostam. E ainda tiveram a oportunidade de fazer diversas perguntas sobre o livro e a vida do autor. Como por exemplo "como surgiu a ideia do livro", "quanto tempo levou para escrever as histórias", "qual o personagem favorito", "como o autor pensa nos detalhes e porque", etc. E no final, ganharam autógrafos do Gustavo.
Para saber mais sobre "As aventuras de Tibor Lobato" e sobre o autor Gustavo Rosseb, acesse: https://www.tiborlobato.com.br/
10/10/2018
Olimpíadas Matific 2018
Entre os dias 3 e 9 de outubro os alunos do 5º ano participaram das "Olimpíadas Matific 2018". A escola se organizou para garantir o acesso dos alunos à plataforma diariamente durante a competição.
Participar desta competição, teve como objetivo incentivar os alunos a estudarem Matemática. E, durante estes dias, pudemos observar o empenho, esforço e dedicação de cada um deles. Agradecemos a participação de todos! Parabéns!!!
Participar desta competição, teve como objetivo incentivar os alunos a estudarem Matemática. E, durante estes dias, pudemos observar o empenho, esforço e dedicação de cada um deles. Agradecemos a participação de todos! Parabéns!!!
Lista com a pontuação de cada aluno
Desde 2017 os alunos e professores da EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim têm um aliado no ensino e aprendizado: a plataforma Matific.
A Matific é uma plataforma voltada para o ensino da Matemática para crianças até o 6º ano do Ensino Fundamental, que possibilita a reflexão e o aprendizado de conceitos matemáticos por meio dos jogos e situações do dia a dia. A plataforma trás a possibilidade de criação de ambiente personalizado, onde o professor atribui as atividades de acordo com seus objetivos e consegue acompanhar o desempenho de cada aluno.
09/10/2018
Planetário
A astronomia é uma das ciências mais antigas, esteve e está presente na história da humanidade. Muitos foram os conhecimentos adquiridos através da observação do céu e dos seus astros.
Você sabia que antigamente acreditavam que a Terra era o centro do Universo e os demais planetas, o Sol e a Lua é que giravam ao redor dela? Hoje sabemos que o Sol não está no centro do Universo, mas está no centro do Sistema Solar que é uma pequena parte deste, e que além do Sol esse sistema é formado por planetas, satélites naturais, planetas anões e outros astros.
Para estimular a curiosidade e incentivar a pesquisa, o professor Rodrigo e o auxiliar de biblioteca Donizete pintaram em uma das paredes do pátio da escola o planeta Terra e os demais astros que compõe o Sistema Solar e identificaram esses com placas informativas.
A turma do 2º ano B não perdeu tempo, como eles estão estudando Astronomia desde o inicio do ano, o painel tem auxiliado suas pesquisas, eles já verificaram sobre a posição e o tamanho dos planetas, identificaram que o planeta Terra tem apenas um satélite natural que é a Lua e descobriram que outros planetas têm satélites naturais, conheceram o cinturão de Kuiper que é formado por pequenos corpos. Ao observar o painel os alunos confirmam suas hipóteses e elaboram novas perguntas e com a mediação do professor são estimulados a realizar novas pesquisas, oportunizando a alfabetização científica e a construção do conhecimento.
Texto: Profª Claudinéia 2º ano B
04/10/2018
Encerramento do Festival Olímpico 2018
O Festival Olímpico 2018 chegou ao fim...foram 2 semanas intensas! Cada dia uma modalidade diferente: corrida de revezamento, polo sentado, luta olímpica, corrida de velocidade, pentatlo, futepano, esgrima, lançamento de frisbe, pula corda e salto em altura.
No dia 29/09 tivemos o encerramento do Festival Olímpico 2018. Durante o evento, tivemos a participação das turmas representando suas delegações (países), entrega das medalhas, apresentações e a competição da última modalidade deste ano: a maratona. Para simbolizar o encerramento dos jogos, a chama olímpica da pira foi apagada pelos alunos que estavam representando Zeus.
No dia 29/09 tivemos o encerramento do Festival Olímpico 2018. Durante o evento, tivemos a participação das turmas representando suas delegações (países), entrega das medalhas, apresentações e a competição da última modalidade deste ano: a maratona. Para simbolizar o encerramento dos jogos, a chama olímpica da pira foi apagada pelos alunos que estavam representando Zeus.
Sobre o Festival Olímpico
Este projeto teve seu início em 2015 com a equipe de Educação Física. Com o passar dos anos, tornou-se um trabalho multidisciplinar envolvendo toda a equipe escolar, se consolidando como projeto coletivo desta escola.
Além de participar dos jogos, os alunos também ajudam na organização, no desenvolvimento das regras e adaptações das modalidades, da arbitragem e da avaliação final. Conhecem sobre a história das Olimpíadas, seus simbolismos e sua importância cultural. Realizam pesquisas e descobrem diversos aspectos dos países que representam durante os jogos.
O objetivo principal deste projeto não é formar atletas, mas sim ensinar bem o esporte, ensinar a todos, ensinar mais que o esporte e ensinar a gostar de esporte.
02/10/2018
26/09/2018
Está acabando o Festival Olímpico 2018...
Desde o dia 15, a escola toda está envolvida nos jogos do Festival Olímpico 2018. Mas já está chegando ao fim...e para fechar com chave de ouro, teremos um evento à altura: o encerramento.
No próximo sábado 29/09 será o Encerramento do Festival Olímpico 2018. Todos estão estão convidados!
Horários:
Turmas da manhã - 9h30
Turmas da tarde - 13h30
A entrada será pelo portão de alunos.
Esperamos vocês!!!


Biografias 2º C
Os alunos do 2º ano C, no segundo trimestre, trabalharam com o gênero textual biografia. Eles fizeram uma pesquisa com as famílias sobre acontecimentos importantes de suas vidas e puderam escrever sobre eles.
Profª Daniela
18/09/2018
Abertura do Festival Olímpico 2018
No último sábado (15/09) aconteceu a tão esperada abertura do Festival Olímpico 2018. Foram realizadas duas cerimônias: uma no período da manhã e outra no período da tarde.
Tivemos os 5 continentes representados, através de 1 país escolhido por cada turma. O evento foi completo, com tudo o que uma cerimônia como esta pede: entrada das comissões de atletas, mestres de cerimônia, execução do hino nacional e da cidade de São Bernardo do Campo, hasteamento das bandeiras, juramento dos atletas e dos juízes... e o momento mais esperado: o revezamento da tocha e a pira olímpica acesa! Além, é claro, das apresentações de danças feitas pelas turmas, de acordo com o país representado.
Para a cobertura do evento, pudemos contar com a equipe de imprensa do jornal Notícias do Gomes, que realizou várias entrevistas transmitidas ao vivo durante a abertura, e também muitas fotos e vídeos de tudo o que aconteceu.
Autobiografias 2ºF
Nesse trimestre trabalhamos a biografia por meio de muita
roda de conversa, interpretação de textos biográficos, leitura, pesquisa e
ilustrações.
No momento da “Hora da história” li e conversamos sobre as
biografias de diversos autores de livros infantis.
Nesta atividade, os alunos puderam escrever sobre suas
preferências, amigos e sonhos.
Profª Regiane Branzani
11/09/2018
A abertura do Festival Olímpico 2018 está chegando!
No próximo sábado 15/09 daremos início ao Festival Olímpico 2018. Todos estão estão convidados!
Horários:
Turmas da manhã - 9h30
Turmas da tarde - 13h30
A entrada será pelo portão de alunos.
Esperamos vocês!!!
06/09/2018
Simetria, beleza e arte
Simetria e Assimetria
Chamamos de simetria a harmonia resultante de combinações que apresentam proporções regulares quanto à forma, ao tamanho e à posição em que se encontram. Nas obras de arte em que há o conceito de simetria, existe um equilíbrio entre espaço, formas, cores e texturas. Assimetria, por sua vez, é o termo usado para a ausência de simetria. Na obra de arte assimétrica, o fundo, as formas e as cores se relacionam de maneira informal.
A simetria tem um papel muito importante no valor estético de um determinado objeto. Ela se aplica a todas as modalidades da Arte, em cada uma delas, exerce um papel diferente.
Esta atividade foi realizada pelos alunos dos 3ºs anos do período da tarde, e está exposta para apreciação no corredor principal da escola.
03/09/2018
22/08/2018
Palafitas
No 2º trimestre a turma do 5º ano A,
estudou a região Norte do Brasil. Foi possível conhecer os estados, as
capitais, áreas, número de habitantes, clima, rios, a Floresta Amazônica e
algumas atividades econômicas, como o extrativismo vegetal (extração do látex).
Para finalizar o estudo propus um
trabalho individual, cada aluno faria uma palafita com o auxílio da família. A
palafita é um tipo de moradia muito comum nesta região, que são casas
construídas acima d'água, de lago ou de terreno alagado, sobre estacas fixas no
fundo.
Cada
criança teve uma semana para produzir sua palafita usando diversos tipos de
materiais como papelão, isopor, folhagens, palito de dente, sorvete e de
churrasco.
Os
trabalhos foram expostos na Biblioteca da escola, na primeira semana de mês de
julho.
Professora Michelle
Resultado da escolha do símbolo do Festival Olímpico 2018
As votações já estão encerradas. Todas as turmas votaram, totalizando 850 votos. Portanto, já temos o símbolo vencedor:
Círculo Olímpico
Assinar:
Postagens (Atom)












